estudos

Como receber repostas de orações?

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. Mateus 7:7-12

Como é a sua vida de oração diante de Deus? Você pôde perceber nesse texto a simplicidade com a qual Jesus trata a vida de oração? Ele simplesmente diz: “… peçam e lhes será dado…” Basta você pedir ao Pai e você receberá! “…busquem, e encontrarão…” Basta buscar e você irá encontrar! “… batam, e a porta lhes será aberta…” Basta bater e qualquer porta se abrirá em sua vida! Além disso, o Senhor revela a facilidade com a qual você recebe respostas de Deus. Porque devemos pedir? Porque “…todo o que pede, recebe…”. Porque devemos buscar? Pelo simples fato de que “…o que busca, encontra…”. Porque devemos bater em uma porta? Porque “…àquele que bate, a porta será aberta…”

Jesus nos mostra uma vida simples e eficaz de oração. Não há segredos ou formulas mágicas. Tudo no evangelho é muito simples e acessível. No entanto, porque em sua vida você não vive essa realidade de simplesmente pedir, buscar ou bater e receber as respostas? Tudo o que você pede você tem recebido? O que você busca já encontrou? E as portas que você está batendo estão todas abertas?

Já imaginou uma vida de oração assim? Tudo o que você pede, Deus envia. Tudo o que você busca, simplesmente encontra e também toda porta que você bate, abre!

Jesus continua seu ensino acerca da vida simples e eficaz na oração usando uma comparação.

“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

O que o Senhor está nos mostrando é algo realmente maravilhoso. Ele ensina que é mais fácil Deus, o Pai celeste, dar aquilo que pedimos do que um pai da terra dar de comer um filho. Se os pais terrenos apesar de serem maus, dão boas coisas aos seus filhos, lhes dão comida quando estão com fome, quanto mais o Pai eterno, que é bom, dará a nós, seus filhos, o que pedimos, buscamos ou batemos.

Deus é um Pai bom e amoroso. De fato, é assim que Ele deseja se relacionar conosco no tocante às nossas orações. Todavia, voltemos à questão principal de nosso estudo: porque em sua vida você não vive essa realidade de simplesmente pedir, buscar ou bater e receber as respostas? Se é tão simples assim, porque a vida de quase todos os cristãos que você conhece não é assim?

O ensino de Jesus acerca desse assunto não termina no versículo onze. Praticamente todos, ao lerem esses versos, encerram o assunto de pedir e receber no versículo onze. A maioria ignora o verso doze, pois em um primeiro momento, ele parece estar deslocado desse contexto, como se Jesus mudasse o assunto a partir dele. Contudo, é exatamente o versículo doze o ponto central para entendermos essa vida simples e livre de oração que Jesus nos propõe.

Observe o versículo doze:

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.

Ele inicia afirmando: “Assim…”, ou seja, Ele está concluindo a ideia anterior.

É extraordinário esse ensino. Ainda lembro-me exatamente o dia em que o Espírito Santo me mostrou essa verdade! Glória a Deus!

Se Jesus nos apresenta uma vida de oração tão fácil e simples porque não vivemos dessa forma? E como podemos viver essa vida de oração?

Jesus diz: “em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam!”

Toda nossa ênfase e esforço na vida de oração não deve ser buscar a resposta de Deus, pois é mais fácil Deus nos responder do que um pai dar de comer seu filho. Assim toda nossa ênfase deve ser a seguinte: SEJA A RESPOSTA DA ORAÇÃO DE ALGUÉM! Não se preocupe com o que você precisa de Deus, basta pedir, buscar ou bater, se preocupe em ser reposta de Deus na vida de uma pessoa! Nós não vivemos esse nível de intimidade em oração porque não nos preocupamos em ser resposta de Deus na vida das pessoas! Não focamos em abençoar e ser resposta de Deus para alguém, focamos apenas em esperar nossas respostas do alto.

O versículo doze nos dá a “chave” que mantém os céus abertos sobre nós, que nos mantém em uma vida onde Deus simplesmente envia tudo o que pedimos, buscamos ou batemos. Seja reposta às orações de seus irmãos e Deus sempre será a sua resposta.

Tire seus olhos lá de cima, apenas peça porque Ele te dará, apenas busque porque você irá encontrar, apenas bata e as portas se abrirão, não se preocupe mais porque tudo virá, contudo, isso apenas será uma realidade em sal vida se você olhar ao seu redor e começar a ser a resposta na vida dos que estão próximos a você!

Em tudo, faça às pessoas o que você quer receber! Abençoe, estenda a mão, oferte, abrace, socorra, ajude, faça ao seu próximo e Deus sempre fará por você!

Deus já removeu todos os impedimentos para que suas repostas cheguem a você, agora só lhe resta praticar o evangelho em direção ao seu próximo. Você pode passar oras e oras e mais oras orando, se você não decidir ser abençoador de vidas, ser resposta na vida de seu irmão, não viverá essa simples e poderosa vida de respostas de oração!

A benção do Deus Todo Poderoso esteja em você!

Com amor, Pr. Edimar Brandelero.